fbpx
Categorias

Diz-me que óculos usas, dir-te-ei quem és…

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Os óculos podem transformar o rosto, suavizar traços, destacar imperfeições ou até revelar a personalidade de algumas figuras públicas. Por isso, consultamos duas técnicas da Nacional Óptica para sabermos que tipo de óculos aconselham para o Primeiro-Ministro, António Costa, para a ministra da Saúde, Marta Temido, para o apresentador televisivo, Luís Goucha, e para o cantor António Zambujo.

Os óculos não são apenas um instrumento de auxílio visual, são também um acessório importante na projeção da «imagem» das figuras públicas, permitindo que um politico ou um artista expresse a sua personalidade e marque o seu estilo, passando uma mensagem de credibilidade, sem causar nenhuma confusão, distracção ou dúvida ao observador. 

A constante exposição pública a que estão sujeitos, obriga-os a contratarem assessores de imagem que, normalmente, a primeira coisa que fazem é mudar o corte de cabelo e o formato dos óculos.

Estilos de óculos

Mas o que é que os óculos podem dizer sobre algumas figuras públicas, foi a questão que colocamos a Cristina de Araújo e Inês Tadeu, respectivamente responsável de loja e optometrista da Nacional Óptica, que consideram que o formato do rosto desempenha um papel fundamental na escolha da armação certa, mas há outros fatores a serem considerados. Um consultor óptico experiente reconhece rapidamente o tipo certo de armação para o formato de rosto e o tipo de personalidade do seu cliente.

«Ao  longo dos anos, vamos adquirindo estratégias de aconselhamento e, a experiência, ensina-nos a ter sempre em conta os desejos e gostos do cliente, tentamos perceber qual a imagem que querem transmitir no seu dia a dia, sabermos também outros detalhes, como a profissão, ajuda no aconselhamento», adiantam as duas técnicas da Prolente e da Nacional Óptica, sublinhando que, no decorrer do atendimento, «sempre transparece um pouco da personalidade e carácter do cliente que acaba também por influenciar o nosso aconselhamento em relação aos modelos de armações e óculos de sol».

Cristina de Araújo é pragmática: «Gosto de estimular a mudança quando o cliente está aberto a isso. Aconselhar à mudança de modelo, como, a cor ou passar de um armação de metal para uma de massa pode influenciar e acentuar ainda mais a auto-estima do cliente… Valorizar e cuidar do nosso cliente faz-nos sentir mais realizadas».

Caras famosas

Mas, apesar de não terem feito um atendimento presencial a duas das figuras políticas mais «na berra» nos dias de hoje, o Primeiro-Ministro António Costa e a Ministra da Saúde, Marta Temido, as duas técnicas da Nacional Óptica tem uma opinião clara sobre o tipo de óculos que esses dois «rostos visíveis» do combate à pandemia deveriam usar. O mesmo se passa com o apresentador Luís Goucha e o cantor António Zambujo.

António Costa (Primeiro-Ministro)
António Costa (Primeiro-Ministro)
Imagem/Wikipedia: Arno Mikkor 

Para o rosto grande e arredondado de António Costa, Primeiro-Ministro, Cristina de Araújo e Inês Tadeu aconselham «os modelos Grif, por serem confortáveis, com pouca estrutura de armação e discretos, de forma a não distrair as atenções indesejadas. Ou seja do tipo Modelo Danell DN 1000 RUTHENI».

Já para os fins-de-semana e ocasiões menos formais, recomendam o modelo nylor Carrera 8830 807.

Marta Temido (ministra da Saúde)
Marta Temido (ministra da Saúde)
Imagem/Wikipedia

O rosto com aspecto jovial e pequeno, tez clara e os olhos claros da ministra da Saúde, Marta Temido, levam as duas técnicas a sugerir «modelos para ocasiões descontraídas/fim de semana, modelo em massa tipo gatinho, varias cores como, vermelhos, azul turquesa… mas que também podem ser usadas no dia-a-dia», designadamente os Prestïgio 1105C4.

No entanto, para ocasiões mais formais, a ministra Marta Temido pode usar «modelos mais escuros, tipo na cor azul escuro ou preto, modelo tipo Prestïgio 1168C2».

Luís Goucha (apresentador)
Luís Goucha (apresentador)
Imagem/N-TV

A ausência de cabelo, rosto arredondado, pele claro e olhos muito expressivos e risonhos do apresentador da TVI, Luís Goucha, permitem a Cristina de Araújo e Inês Tadeu proporem qualquer modelo que destaque ainda mais a personalidade, designadamente os Prestïgio 995C10.

António Zambujo (cantor)
António Zambujo (cantor)
Imagem/Site António Zambujo

Perante o rosto oval, olhos expressivos, cabelo escuro e barba do cantor António Zambujo, aconselham um modelo intemporal que possa ser usado em várias ocasiões, nomeadamente os Carrera carr 161f 2ik e, como óculos de sol, o Ray-Ban 4340 cor 710.

Gama de modelos

Leia Também