fbpx
Categorias

Dia Mundial quer uma nova visão sobre a Saúde mundial

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril e, a exemplo do que tem sido hábito em anos transactos, o grupo Prolente, constituído pela Nacional Óptica e pela Prestïgio, associa-se, este ano, às comemorações desta efeméride, convidando todos a participarem de uma nova campanha para construir um mundo mais justo e saudável, com o propósito de sensibilizar os governos e a sociedade civil para a importância de desenvolver os mecanismos indispensáveis, para melhorar o funcionamento dos serviços aproximando os prestadores de saúde das populações.

Valorização do trabalhador da saúde

Em pleno surto pandémico a decisão da OMS não podia ser mais oportuna ao declarar o ano 2021 como ano internacional dos trabalhadores da saúde e cuidadores, com esta nomeação procura a OMS reconhecer a dedicação, a prontidão, e o esforço que todos os trabalhadores do setor desenvolvem no combate a esta pandemia.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, tal como a promoção da saúde ocular e de hábitos de vida saudáveis.

Por isso, e independentemente de existir o Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado a 10 de Julho, o grupo Prolente entende que o Dia Internacional da Saúde deve também servir para alertar a população sobre a necessidade dos cuidados com os olhos.

Metade dos portugueses tem problemas com a visão

De acordo com o primeiro relatório mundial sobre visão publicado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo tem uma deficiência visual. Em Portugal, segundo o Programa Nacional para a Saúde da Visão, da DGS, estima-se que cerca de metade da população sofre de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira, cerca de 20% das crianças e metade da população adulta sofrem de erros refrativos significativos e cerca de metade das pessoas com cegueira se encontra em idade produtiva.

«Por isso é importante que as pessoas tenham acompanhamentos periódicos durante toda a vida, evitando complicações e garantindo melhor qualidade de vida», destacam os profissionais do grupo Prolente.

«A falta de cuidados oculares pode ocultar uma série de problemas na visão que o indivíduo já pode ter e/ou desenvolver com o passar dos anos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata, glaucoma, entre muitas outras doenças», alertam, lembrando que a visão é um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano, merecendo cuidados especiais.

Leia Também

Pastel de Nata

Dê doces a comer aos seus olhos

No Dia das Mentiras, avalie se as recomendações dos maiores «especialistas» mundiais da visão estão correctas, quanto ao costume de «comer» com