fbpx
Categorias

Dia da Optometria celebra a saúde da visão

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Hoje, 23 de Março, comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional da Optometria, criado pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção sobre a cegueira e a deficiência visual.

A saúde da visão e o seu impacto na vida de todos foi o desígnio escolhido para a celebração desta data.  Em Portugal, estima-se que as alterações da visão afetem cerca de metade da população e que perto de 20 % das crianças, tal como 50 % dos adultos, sofram de erros refrativos significativos. 

E, por isso, este dia pretende, todos os anos, consciencializar e sensibilizar para a importância crucial de consultar regularmente um especialista em cuidados primários da visão, nomeadamente um optometrista, de forma a prevenir ou detetar atempadamente o surgimento de eventuais condições visuais ou doenças oculares.

Para a OMS, o adequado cuidado com a saúde visual da população está diretamente relacionado com o sucesso educacional, interação social, qualidade de vida e melhores oportunidades de trabalho.

Importância dos optometristas

Nesse processo os optometristas estão na linha da frente dos cuidados com a visão, sendo responsáveis em todo o mundo pelo atendimento primário da saúde visual e ocular da população. De facto, a relevância do papel destes espacialistas nos cuidados primários da saúde ocular é cada vez mais reconhecida pelo público em geral, pelos profissionais da área e pelas organizações nacionais e internacionais.

Para a OMS, a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo, garantindo a assistência à saúde visual e ocular, universal e de qualidade à população, reconhecendo e estimulando o contributo destes técnicos, a nível mundial, no despiste precoce de diversas doenças oculares  que podem levar à cegueira, nomeadamente, o glaucoma e a retinopatia diabética.

Neste dia, é importante «celebrar» a reabilitação do sistema visual e a eliminação da cegueira evitável, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo as desigualdades sociais, lembrando que a «Optometria é visão para todos, em todos os lugares».

Leia Também

Pastel de Nata

Dê doces a comer aos seus olhos

No Dia das Mentiras, avalie se as recomendações dos maiores «especialistas» mundiais da visão estão correctas, quanto ao costume de «comer» com